domingo, 14 de julho de 2013

REDAÇÃO: Estudo da fábula “A CORTE DO LEÃO”



DISCIPLINA: REDAÇÃO
II UNIDADE
TRABALHANDO O GÊNERO: FÁBULA

Estudo da fábula “A CORTE DO LEÃO”

}  Compare a fábula lida com um conto ou romance que você leu nos anos anteriores e responda:
1. A fábula é uma história longa ou curta?

}  Na maioria das vezes, os fabulistas usam animais como personagens de suas histórias e colocam-nos em circunstâncias que lembram situações da vida humana, tornando-os uma espécie de símbolo.
Por exemplo:
}  A formiga, representando o trabalho;
}  O cordeiro, a inocência;
}  O burro, a estupidez;
}  O cachorro, a lealdade.
2. Troque ideias com os colegas e responda:
A) Normalmente, que atributo humano a raposa representa?

B) Na fábula lida, a atitude da raposa revela esse atributo? Justifique.

3. As fábulas costumam apresentar tempo e lugar imprecisos.
     A) Que expressão indica tempo na fábula lida?

     B) Que expressão, na fábula lida, indica lugar?

4. As fábulas geralmente terminam por uma moral, isto é, uma frase que sintetiza as ideias principais do texto e transmite um ensinamento.
     A) Na sua opinião, a moral da fábula “A corte do leão” é coerente com a narrativa?

}  A fábula de La Fontaine poderia ter outra moral.
     B) Na sua opinião, qual das frases a seguir também sintetizaria a ideia principal do texto?
a)   Não devas a rico nem prometas a pobre.
b)  Depois da tempestade vem a bonança.
c)   Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
d)  Nem toda verdade se diz.

5. Observe as formas verbais empregadas na fábula lida.
A) O narrador é personagem ou observador?

B) Que tempo verbal é predominante?

6. Que tipo de linguagem foi empregada na fábula lida: a padrão ou a variedade não padrão?

7. A que tipo de público a fábula se destina?

8. Qual é o suporte desse gênero textual, isto é, como a fábula é normalmente veiculada para atingir o público a que se destina?

Reúna-se com seus colegas de grupo e concluam:
9. Quais são as características da fábula? Respondam, considerando os seguintes critérios:
}  Finalidade do gênero,
}  Perfil dos interlocutores,
}  Suporte ou veículo,
}  Tema,
}  Estrutura,
}  Linguagem.


1. RESPOSTA:
}  A fábula é uma história curta.

2. A) RESPOSTA:
}  A astúcia, a sagacidade.

2. B) RESPOSTA:
}  Sim, na fábula lida, a atitude da raposa revela esse atributo, porque ela rapidamente aprende com o infortúnio dos outros animais e, prudentemente, para salvar sua pele, age com esperteza.

3. A) RESPOSTA:
}  A expressão que indica tempo na fábula lida é “um dia”.

3. B) RESPOSTA:
}   A expressão que indica lugar na fábula lida é “palácio real”.

4. A) RESPOSTA:
}  Sim, a moral da fábula é coerente com a narrativa, porque a raposa, diante da força do leão, não se mostra fraca como o urso nem servil como o macaco; com astúcia, ela dá ao leão uma desculpa que não a compromete.

4. B) RESPOSTA:
}  Nem toda verdade se diz.

5. A) RESPOSTA:
}  O narrador da fábula lida é observador.

5. B) RESPOSTA:
}  O tempo verbal predominante é o pretérito perfeito do indicativo.
}  Ex: quis, foram, aconteceu...

6. RESPOSTA:
}  A linguagem empregada na fábula lida foi  a variedade padrão.

7. RESPOSTA:
}  A fábula destina-se ao público infanto-juvenil e, eventualmente, ao público adulto.

8. RESPOSTA:
}  A fábula pode ser contada oralmente ou publicada em livros, jornais, revistas e em sites na Internet.

9. RESPOSTA:
}  A fábula é um texto narrativo que tem por finalidade emocionar, ensinar e divertir.
}  Destina-se a crianças, jovens e, eventualmente, adultos.
}  Além de ser contada oralmente, é divulgada em livros, revistas e sites da Internet.
}  Tem por tema um mundo fantasioso em que geralmente animais, plantas e objetos falam e agem como pessoas.
}  Estruturalmente, trata-se de um texto curto, cujos fatos acontecem quase sempre em tempo e lugar imprecisos, e que apresenta, no fim, uma moral, uma frase que encerra um ensinamento.
}  A linguagem empregada é predominantemente a variedade padrão. Os verbos são empregados principalmente no passado.

4 comentários: