segunda-feira, 29 de julho de 2013

REDAÇÃO: TEXTO ORAL X TEXTO ESCRITO



ESCREVER NEM SEMPRE É FÁCIL

"Você irá escrevendo, irá escrevendo, se aperfeiçoando, progredindo, progredindo aos poucos: um belo dia (se você aguentar o tranco) os outros percebem que existe um grande escritor."
Mário de Andrade
 Por que falar é mais fácil do que escrever?

Ao falar, temos uma infinidade de recursos para transmitir as nossas idéias. Podemos usar gestos com as mãos e com o corpo, expressões faciais e a própria entonação da voz.
Entretanto, ao escrevermos um texto, as únicas ferramentas que dispomos são as próprias palavras e os sinais de pontuação, o que traz uma enorme limitação, que pode se tornar ainda maior se a pessoa não tem o costume de escrever e não usa algumas técnicas.
Existem 3 tipos principais de textos:
         Narração
         Descrição
         Dissertação

1. A NARRAÇÃO, OU TEXTO NARRATIVO, é a redação na qual são contados fatos reais ou fictícios.
O texto narrativo possui dimensões espaciais e temporais, ou seja, os fatos narrados acontecem em um determinado espaço geográfico, ou seja, em algum lugar, e em uma determinada época, passada, presente ou futura.
Outra característica marcante do texto narrativo é a presença de personagens.
2. A DESCRIÇÃO, OU TEXTO DESCRITIVO, é a redação que dá informações detalhadas sobre determinado ser, objeto, lugar ou mesmo um sentimento.
      O objetivo desse texto é fazer com que o leitor consiga imaginar e recriar, na própria mente, a imagem do ser ou objeto descrito.
3.A DISSERTAÇÃO, OU TEXTO DISSERTATIVO, é a redação que tem por objetivo expressar uma opinião, um ponto de vista em relação a um determinado assunto.
         O objetivo desse texto é convencer, persuadir o leitor a concordar com sua tese. Para isso, são usados argumentos, que podem se apoiar em dados, fatos ou idéias.

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM TEXTO
A COERÊNCIA:  
A ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradições.
         Um bom texto que falha na sua coerência perde toda a sua credibilidade.
         Assim, é preciso ficar atento aos detalhes e sempre reler o texto para evitar a falta de concatenação das idéias e a inclusão de informações contraditórias, o que pode deixar a impressão de história mal contada.

COESÃO TEXTUAL:
         As técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.
         Coesão léxica: é obtida através de relações de sentido entre as palavras, ou seja, do emprego de sinônimos.
         Coesão gramatical: é obtida a partir do emprego de artigos, pronomes, adjetivos, advérbios, conjunções e numerais.

Exemplos de mecanismos de coesão:
         A Perífrase ou Antonomásia é substituição de uma expressão curta e direta (nome do lugar, coisa ou pessoa) por outra mais extensa e carregada de maior ou menor simbolismo:
Ex.:
          O Brasil sediará a copa do mundo de 2014. Há muitos anos o país do futebol esperava por esse dia.

A Nominalização é o uso de um substantivo para retomar um verbo enunciado anteriormente:
Ex.:
          Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito.

O uso de expressões sinônimas ou quase sinônimas pode ser de extrema utilidade quando se quer evitar a repetição de palavras:
Ex.:
          Os carros produzidos no Brasil não têm tantas qualidades se comparados aos automóveis importados.

A repetição vocabular deve ser evitada ao máximo. Entretanto, algumas vezes repetir uma palavra é inevitável para garantir a coesão textual, principalmente se ela representar a idéia principal do período:
Ex.:
          A fome vem se agravando nos países pobres. São vários os motivos desse problema, por isso a fome tem sido uma preocupação constante dos governantes mundiais.

O Termo Síntese é uma palavra ou expressão que retoma os termos precedentes, fazendo uma espécie de resumo.
Ex.:
          Há um vazamento de óleo no motor, os pneus estão carecas e os amortecedores não estão funcionando. Tudo isso faz com que o preço do carro seja mais baixo.

Os pronomes podem ser usados para se referir a termos ou expressões usados anteriormente.
          Cláudio gritou de dor. Ele nunca havia quebrado o pé. (Pronome pessoal reto)
          Tenho jóias muito valiosas e guardo-as em local seguro. (Pronome pessoal oblíquo)
          Este é o homem de que lhe falei. (Pronome relativo)
          Tenho aqui uma caneta e um lápis. Dou este ao menino e aquela à garota. (Pronomes demonstrativos)

Em alguns casos, podemos usar numerais para retomar dados citados anteriormente:
Ex.:
          Maria e Joana voltaram da praia. As duas estavam muito queimadas.
          O Flamengo conseguiu duas vitórias: a primeira contra o Palmeiras e a segunda contra o Grêmio.

Os chamados Advérbios Pronominais são expressões adverbiais que indicam uma localização no espaço e também podem ser usados para substituir nomes de lugares.
Ex.:
          Estou em Belo Horizonte. Aqui faz um calor infernal.
          Vou voltar para sua casa. ainda tem lugar para mim?
          Carlos viajou para Goiânia. vai ficar por mais duas semanas.
A Elipse consiste na omissão de um termo ou expressão da frase. Para que essa figura de linguagem possa ser usada sem prejuízo de sentido, é preciso que o termo oculto possa ser facilmente depreendido pelas referências do contexto. Veja:
Ex.:
         Jussara chegou cedo ao trabalho hoje. (Jussara) Já conseguiu resolver todas as pendências e ainda teve tempo para conversar com o chefe.

Uma técnica muito utilizada em jornais consiste na repetição de apenas um dos nomes de uma pessoa, depois de ter sido citado por completo anteriormente:
Ex.:
          Mário Ribeiro representa o papel de um engenheiro aposentado. Sempre que pode, Ribeiro procura Marta, sua ex-namorada.

A Metonímia é uma figura de linguagem que consiste em substituir uma palavra por outra, fundamentada em uma relação de sentido, que pode ser de causa e efeito (trabalho, por obra), de continente e conteúdo (copo, por bebida), lugar e produto (porto, por vinho do Porto), matéria e objeto (bronze, por estatueta de bronze), abstrato e concreto (bandeira, por pátria), autor e obra (um Camões, por um livro de Camões), a parte pelo todo (asa, por avião), etc. Veja um exemplo:
Ex.:
         O governo anulou a licitação para compra de laptops para alunos de escolas públicas. O Planalto não conseguiu chegar a um acordo de preço com os fabricantes.

OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES

1.   NÃO TENTE ESCREVER DIFÍCIL.
Mantenha a simplicidade, usando palavras conhecidas e as quais você tenha domínio sobre o significado.
Fica mais fácil para você escrever e também para o leitor entender, e evita-se o risco de usar uma palavra mal colocada e alterar todo o sentido imaginado para a frase.

2.   USE FRASES CURTAS
         O uso de frases curtas facilita o domínio do texto, evitando que você se perca no meio de um período longo.
         Ao usar períodos mais curtos, amarre as frases e organize bem as idéias. Não mude de assunto de uma hora pra outra. É importante manter a linha de argumentação.

3.   SEJA CLARO
         Não deixe palavras ou idéias subentendidas.
Muitas vezes, por ter todo o contexto do assunto na cabeça, o autor se esquece de detalhes importantes os quais o leitor não tem condições de saber.
Para evitar que isso aconteça, verifique se o texto dá todas as informações e conceitos necessários ao perfeito entendimento das idéias expostas.
Faça uma análise crítica e se coloque no lugar do leitor para saber se ele tem condições e conhecimento suficiente para entender seu texto por completo.

4.   SEJA OBJETIVO
         Nem sempre quem fala mais é mais bem compreendido.
         A quantidade de palavras não é fator determinante no entendimento do conteúdo do texto. Na verdade, a repetição de idéias e o uso excessivo de explicações pode confundir o leitor.
         Dessa forma, tente se expressar usando o mínimo possível de palavras.

5.   LEIA E RELEIA
         Depois de pronto, é fundamental reler o texto. Entretanto, muitas vezes, ao reler a redação logo depois de terminar de escrever, não achamos erros por estarmos ainda muito ligados ao texto.
         Assim, se puder, descanse por um ou dois minutos antes de fazer a releitura. Dê uma volta e beba um copo de água. Esse tempo de pausa e descanso é importante para que você se desligue um pouco e adquira uma postura mais imparcial frente ao texto.
         Na releitura, lembre-se de verificar a ortografia e conferir se não há trechos confusos, com períodos muito longos ou obscuros.


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