GÊNERO CRÔNICA
1ª ETAPA: TRABALHANDO
COM AS CRÔNICAS
1ª
AULA
1. Discussão
sobre festa de aniversário:
Ø Onde
e como são comemoradas as festas de aniversários?
2. Leitura e discussão do texto “A ÚLTIMA
CRÔNICA”, de Fernando Sabino.
Ø Comentários
sobre o tema.
Ø Como
e o que dizer desses fatos poderem culminar em uma crônica.
3. Exibição do vídeo: Curta metragem “A ÚLTIMA
CRÔNICA”
2ª
AULA
1. Organizar a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregar
uma crônica diferente a cada grupo;
2. Solicitar a leitura silenciosa dos textos,
para depois fazerem a leitura em voz alta e apresentarem a narrativa aos outros
grupos;
3. Buscar as inferências nas crônicas e fazer
algumas perguntas sobre as mesmas;
4. Fazer a exposição das características desse
gênero textual:
Ø Linguagem
literária
Ø Linguagem
da crônica (simples, espontânea, coloquial, figurada)
Ø Publicação
Ø Veiculação
(imprensa: páginas de revistas e jornais)
Ø Texto
verbal
EXTRA CLASSE
Ø Solicitar a realização de pesquisa bibliográfica sobre os
autores das crônicas em estudo:
1.
Fernando Sabino
2.
Luís Fernando Veríssimo
3.
Marina Colasanti
4.
Rubem Braga
Ø Sugerir aos alunos que passem a observar, com bastante atenção,
os fatos inusitados do seu dia-a- dia (aqueles merecedores de registros), durante
a semana seguinte, anotando-os no caderno, para a realização de uma atividade
na próxima aula.
2ª ETAPA: PRODUÇÃO DAS CRÔNICAS
3ª AULA
Ø Após a pesquisa bibliográfica dos cronistas e das anotações
dos fatos observados, os alunos deverão escolher o
mais inusitado e produzirem uma crônica.
Ø Os temas podem estar ligados ao meio ambiente, violência, política, vivências, vida em
sociedade, etc. À escolha de cada aluno;
Ø No final desta aula, cada aluno deve entregar o seu texto
produzido ao professor.
4ª AULA
Ø Devolução das crônicas produzidas
aos alunos;
Ø Apresentação dos textos para os
colegas de sala;
Ø Reescrita das produções, após a
leitura em sala, seguindo as orientações da ficha de correção.
3ª
ETAPA: AVALIAÇÃO DAS CRÔNICAS
Ø Digitação das crônicas no
laboratório de informática, ou em casa dos próprios alunos.
Ø Recolhimento das crônicas digitadas
para avaliação e classificação das mesmas pelo professor.
PRODUÇÃO
ESCRITA DO GÊNERO
· A produção será feita individualmente.
· Pondo em prática os conteúdos
estudados, o aluno deverá relatar, de forma breve, um acontecimento simples da vida diária, observando as características
estudadas e selecionando os recursos linguísticos adequados à situação
comunicativa.
· Os alunos deverão escolher a melhor crônica de seus
respectivos grupos para ser lida
oralmente na sala.
· Duas delas serão eleitas pelo grupo como as melhores e irão para a publicação no blog da professora.
· Os demais textos serão expostos no
portfólio virtual de cada grupo.
· Para tanto, deve-se planejar a escrita do texto,
considerando sua finalidade – buscar nos acontecimentos diários a temática, envolver-se
neles e descobrir suas belezas – e o leitor que quer atingir (professores,
alunos e comunidade).
·
Correção e revisão das crônicas.
·
Produção da versão final das crônicas.
·
Publicação.
FORMA DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS
· Os alunos
serão avaliados desde o início do projeto: leitura,
produção e divulgação do trabalho.
·
O
professor deverá observar o interesse,
a participação e, principalmente, o envolvimento dos alunos durante todo o
processo de leitura e produção.